Martín Anselmi mostra personalidade
- Julia Calabria
- 27 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Martín Anselmi é o novo treinador do Botafogo. O argentino de 40 anos assinou contrato por dois anos com o clube e chega acompanhado de mais quatro profissionais para compor sua comissão técnica. O técnico é aguardado no Rio de Janeiro no dia 4 de janeiro para iniciar os trabalhos no Glorioso.
Anselmi soma 181 jogos na carreira, com 88 vitórias, 34 empates e 39 derrotas, além de quatro títulos conquistados. Entre eles, a Recopa Sul-Americana de 2023, vencida sobre o Flamengo. O treinador ganhou destaque principalmente pelo trabalho no Independiente del Valle, onde consolidou um modelo de jogo moderno e competitivo. Ele também teve passagem pelo Porto, chegando a comandar a equipe no Super Mundial.
O novo comandante alvinegro é conhecido por utilizar a formação com três zagueiros, mas não é um treinador preso a esquemas. No seu modelo, a linha defensiva tem papel fundamental na construção das jogadas, com três zagueiros na base da saída de bola, com participação ativa dos defensores na circulação, conduções para quebra de linhas e laterais atuando como alas bastante ofensivos. Apesar da estrutura, não se trata de um sistema defensivo, mas sim de uma proposta de controle do jogo e vocação ofensiva.
Logo após a chegada, Anselmi fez um pedido especial à diretoria do Botafogo: a permanência de Vitinho. O treinador entende que o jogador será peça fundamental em seu esquema tático e solicitou que não seja negociado. Vale ressaltar que o lateral está sendo cobiçado por vários clubes brasileiros e também europeus. Segundo o Canal do TF, a diretoria tende a aceitar o pedido de Martín, e o atleta da Seleção Brasileira deve seguir normalmente no clube.
As características de Vitinho, como intensidade, mobilidade e participação constante na construção das jogadas, agradam ao novo treinador e se encaixam perfeitamente em seu modelo de jogo. Com isso, o jogador passa a ser valorizado internamente pelo novo comando técnico.
Além disso, o técnico já mostrou personalidade. Com a chegada de Martín Anselmi, o Botafogo também pausou algumas negociações em andamento, de acordo com o Glorioso Play. Parte do planejamento anterior atendia ao perfil de Davide Ancelotti, que possuía uma proposta de jogo diferente. Agora, a diretoria revisa o elenco e futuras contratações para alinhar as peças ao estilo do novo treinador.
Por Julia Calabria.








Comentários